Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the nginx-helper domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-includes/functions.php on line 6121
<br /> <b>Deprecated</b>: str_contains(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in <b>/var/www/blog.fael.edu.br/wp-includes/formatting.php</b> on line <b>2486</b><br /> Como funciona Prouni? Guia completo para ingressar na faculdade - Blog Unifael Como funciona Prouni? Guia completo para ingressar na faculdade
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-content/themes/frmnt-blogs-ies-4/partials/topo.php on line 3

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-content/themes/frmnt-blogs-ies-4/partials/topo.php on line 3

O que é o Prouni e como funciona?

Como funciona o Prouni? Seu guia completo para bolsas de estudo em universidades! Entenda tudo sobre o programa, requisitos, inscrição e muito mais.

Embora o contexto educacional do Brasil seja desafiador, algumas iniciativas mantêm a esperança na educação inclusiva. O Prouni é uma delas. Criado em 2004 pelo governo federal, o programa visa ampliar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior. 

Pensando nisso, exploramos as principais informações sobre o Prouni, como os pré-requisitos, a forma de ingresso no programa, os tipos de bolsas ofertadas e muito mais. Fique com a gente e descubra!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa governamental que busca facilitar o ingresso ao sistema de ensino superior. 

Voltado aos estudantes de baixa renda, ele oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais em faculdades privadas. 

Como funciona o Prouni?

Os estudantes que pretendem tentar o Prouni precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao processo seletivo. Isso porque ele usa a nota da prova como marcador avaliativo. 

O Ministério da Educação (MEC) exige uma pontuação mínima para aprovação do candidato. Sendo assim, é necessário obter pelo menos 450 pontos na média das notas e não é permitido zerar a redação.

O processo seletivo do Prouni segue as diretrizes do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e do Sisutec. 

Para participar, o estudante deve realizar a inscrição gratuita em apenas uma etapa de forma online. Depois, escolher duas opções de curso conforme a preferência e acompanhar a evolução das notas de corte durante os dias de inscrição. 

Quem pode se inscrever no Prouni?

Podem se inscrever no Prouni estudantes que terminaram o ensino médio na rede privada com bolsa integral ou na rede pública. 

Além disso, precisam ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. Os candidatos são escolhidos a partir da nota do Enem e podem ser contemplados com bolsa integral ou parcial.

Além da nota no ENEM, para concorrer à bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta deve se limitar a três salários mínimos por pessoa. 

Requisitos para se inscrever no Prouni:

  1. ter cursado o ensino médio completo em escola pública; 
  2. ter cursado o ensino médio completo em escola particular com bolsa integral; 
  3. ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, com bolsa integral na rede privada; 
  4. não ter diploma de ensino superior; 
  5. ser pessoa com deficiência (PCD); 
  6. ser professor em exercício da rede pública de ensino básico, integrado ao quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. A renda familiar não é uma exigência nesse caso.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo tem a oportunidade de optar por concorrer a bolsas pertencentes à política de ações afirmativas.

Quando são as inscrições do Prouni?

O processo seletivo do Prouni é realizado a cada semestre e a inscrição deve ser feita nos meses de janeiro e junho. O Ministério da Educação dá quatro dias de prazo para os candidatos se inscreverem. 

Em 2023, a abertura das inscrições para o Prouni está marcada para 28 de fevereiro e vai até 3 de março. O MEC realiza a divulgação dos resultados em duas chamadas. A primeira será entre os dias 7 e 16 de março. Enquanto a segunda chamada será de 21 a 30 de março. 

O Prouni tem cotas?

Sim, o Prouni tem cotas. Segundo o programa, elas são igualmente distribuídas entre candidatos que se autodeclararem negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Assim como é feito no SiSU, esses candidatos disputarão a bolsa com outros cotistas que escolherem as mesmas opções de faculdade, curso, turno e campus. 

O percentual de vagas destinadas aos cotistas varia conforme a edição do processo seletivo e a quantidade de pessoas de cada etnia por região, segundo o censo mais recente do IBGE. 

Quais são os tipos de bolsa do Prouni?

O Prouni tem dois tipos de bolsas: integral e parcial. Elas são disponibilizadas conforme a renda declarada e devidamente comprovada pelo candidato. É possível ter acesso à documentação exigida pelo programa por meio do site do Prouni.   

A bolsa parcial cobre 50% do valor da mensalidade, ou seja, a outra metade será custeada pelo estudante ou pelo responsável (caso o beneficiário seja menor de idade). Nesses casos, a renda familiar bruta mensal varia entre 1,5 e 3 salários mínimos. 

Já a bolsa integral é distribuída a candidatos com renda familiar bruta mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por indivíduo. Nessa categoria, o programa cobre o valor total da mensalidade durante todo o curso. 

Quais são as faculdades que participam do Prouni?

O Prouni só divulga as vagas disponíveis, e suas respectivas localizações, durante o processo seletivo. No entanto, algumas instituições reconhecidas pelo MEC costumam participar do programa todos os anos. Listamos algumas a seguir:

  • Centro Universitário UNIBTA
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • UNINASSAU;
  • UNIFAEL;
  • UNAMA.

Caso o processo seletivo do programa já esteja disponível, você poderá consultar as faculdades que ofertam vagas na edição vigente pelo site do programa. 

O Prouni é um programa que ajuda muitos brasileiros de baixa renda a terem acesso ao curso superior. 

Entretanto, como vimos, é preciso atender alguns requisitos para ter acesso às bolsas. Entre eles, garantir uma pontuação mínima no Enem, comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos e estudar na rede pública ou privada com bolsa integral.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam o Programa Universidade para Todos!

Outras dúvidas sobre o Prouni que podem ajudar

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade