Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the nginx-helper domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-includes/functions.php on line 6121
<br /> <b>Deprecated</b>: str_contains(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in <b>/var/www/blog.fael.edu.br/wp-includes/formatting.php</b> on line <b>2486</b><br /> ENEM o que é? Tudo sobre o exame que abre portas para o futuro! - Blog Unifael ENEM o que é? Tudo sobre o exame que abre portas para o futuro!
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-content/themes/frmnt-blogs-ies-4/partials/topo.php on line 3

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/blog.fael.edu.br/wp-content/themes/frmnt-blogs-ies-4/partials/topo.php on line 3

Enem: o que é? Conheça todos os detalhes sobre a prova

O que é e como se preparar para o exame mais importante do Brasil! Descubra tudo sobre o ENEM. Comece sua jornada de estudos agora mesmo e conquiste sua vaga na faculdade dos sonhos!

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do país. Por meio dele, milhões de pessoas conseguem ingressar no ensino superior anualmente. Assim, fica evidente a importância de saber o que é o Enem e como ele pode impulsionar a sua trajetória acadêmica.

Em busca de esclarecer todas as dúvidas sobre o exame, selecionamos as principais informações da prova e explicamos quais são as maneiras de você aproveitar o seu rendimento no Enem. Boa leitura!

O que é o Enem?

O Enem é uma prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o propósito de avaliar a qualidade da educação brasileira. Ele foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 1998.

Considerando a necessidade de democratizar o ensino superior, em 2004, a nota do Enem passou a ser utilizada em alguns vestibulares. O objetivo é ranquear candidatos às vagas de graduação. 

Anos depois, o governo federal criou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma plataforma feita para selecionar candidatos com base na nota do Enem. Desse modo, os estudantes podem aproveitar seu desempenho individual no exame para concorrer às vagas em universidades públicas de todo o país. 

Para que serve o Enem?

A premissa do Enem é examinar o rendimento estudantil ao fim da escolaridade básica. Além disso, a prova compõe a maioria dos vestibulares adotados por instituições públicas brasileiras há mais de uma década.

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa com diploma do ensino médio está apta a realizar as provas. Alunos que ainda estão cursando o primeiro ou segundo ano desse nível podem fazer o Enem como treineiros.

Já aqueles que por algum motivo não concluíram o ensino médio, mas desejam fazer o exame, devem finalizar os estudos antes de se inscreverem no Enem. Para cumprir essa meta, conheça as 4 formas de terminar o ensino médio.  

Como fazer a prova do Enem?

Para fazer a prova do Enem, o candidato deve se inscrever no site oficial do Inep e comparecer ao local de aplicação da prova na data estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O exame é realizado em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro. 

No Enem, o modelo de prova é organizado com base em quatro áreas do conhecimento e uma redação. Dessa forma, cabe ao participante responder 45 questões objetivas em cada dia de prova, totalizando 90 questões de múltipla escolha, além da redação. 

Quais são as etapas do Enem?

O Enem é realizado em duas etapas e datas diferentes. No primeiro dia são feitas provas de redação,  Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Já no segundo dia, as provas são de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os cadernos de provas têm as seguintes disciplinas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia e atualidades;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira — Inglês ou Espanhol;
  • Redação: dissertativa-argumentativa;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.

Na redação, o estudante terá que discorrer em 30 linhas sobre um tema inédito proposto pelo Inep. Nessa etapa, alguns textos motivadores são relacionados pelo instituto, a fim de enriquecer o processo de escrita, dando um panorama da situação-problema.  

O texto solicitado pertence ao gênero dissertativo-argumentativo. Ou seja, você precisa defender uma ideia utilizando de argumentos, opiniões e explicações devidamente fundamentadas. Vale ressaltar que não é permitido desrespeitar os Direitos Humanos durante a argumentação textual.

O que fazer com a nota do Enem?

A nota do Enem serve para você se inscrever em universidades públicas via SiSU, e em instituições privadas. No ensino particular, é possível usufruir de programas do Ministério da Educação como o Fies e o Prouni, desde que você atenda às condições impostas por eles.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como o próprio nome diz, oferece aos alunos a possibilidade de financiar os estudos em faculdades privadas. 

Por determinação do governo federal, o estudante só poderá usufruir do Fies caso tenha participado do Enem a partir de 2010. Além disso, deve ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e igual ou superior a 400 na redação.

Outra condição estabelecida pelo programa diz respeito à renda familiar mensal, que não pode ultrapassar a quantia de 3 salários mínimos por pessoa. 

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) facilita o ingresso de estudantes ao sistema de ensino superior. Voltado aos candidatos de baixa renda, o Prouni oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais em faculdades privadas. 

Para desfrutar dos benefícios, o aluno deve fazer o Enem no ano anterior ao processo seletivo do Prouni, que utilizará o resultado da prova como marcador avaliativo. 

O Ministério da Educação (MEC) exige uma nota mínima para aprovação do candidato. Sendo assim, é necessário obter pelo menos 450 pontos na média das notas e não é permitido zerar a redação.

O processo seletivo do Prouni segue as diretrizes do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Para participar, o estudante deve realizar a inscrição em apenas uma etapa, online e gratuita. Além disso, escolher duas opções de curso conforme a preferência e acompanhar a evolução das notas de corte durante os dias de inscrição. 

Quando o Enem é realizado?

Geralmente, as provas do ENEM são aplicadas em novembro. A duração da prova no primeiro dia é de 5 horas devido à redação. No segundo dia, as questões devem ser solucionadas no prazo de 4h30. 

Agora que você já sabe o que é Enem, como funciona e o que fazer com o resultado, organize uma rotina de estudos, incluindo as disciplinas abordadas na prova. Boa sorte! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e mande para amigos e colegas que estejam em busca da qualificação profissional por meio dos estudos. 

Outras dúvidas sobre ENEM que podem ajudar

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade