O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é o último desafio do estudante universitário na saga pelo diploma acadêmico. Isso porque ele serve como instrumento de avaliação daqueles que buscam concluir o ensino superior. Por isso, é muito importante que você entenda o que é TCC e como fazer um.
Geralmente, o Trabalho de Conclusão de Curso começa a ser desenvolvido no último ano da faculdade, quando o aluno já está familiarizado com os conteúdos da graduação. No entanto, é um projeto mais trabalhoso, que divide tempo com as demais atividades do cotidiano: trabalho, estágio, atividades físicas, lazer, entre outras. Por isso, o TCC tem uma fama assustadora no meio acadêmico.
Para fazê-lo, o estudante deve escolher um tema, considerando aspectos como a inovação e a relevância do material para a sociedade e para a comunidade científica. Não sabe como fazer isso? Relaxa, pois nós preparamos um material didático com os aspectos essenciais na hora de construir um TCC! Fique conosco e acompanhe as nossas dicas!
O que é TCC?
O TCC é um projeto final da graduação que pode ser de vários tipos, como monografia, artigo ou projeto experimental. Independentemente do tipo, o Trabalho de Conclusão de Curso propõe a junção da teoria e da prática com o intuito de gerar conhecimento científico.
Para que serve o TCC?
O TCC serve para que o aluno potencialize habilidades de investigação científica para planejar, pesquisar e desenvolver o trabalho acadêmico. Além disso, permite que o graduando amplie seus conhecimentos técnicos e culturais, facilitando o envolvimento com a extensão universitária. Nesse projeto, o estudante deve provar que está apto a receber o diploma do curso e finalizar sua graduação.
Outro detalhe importante é que, em alguns casos, o TCC pode ser desenvolvido em dupla ou grupos, a depender das orientações do curso. Contudo, a escolha de parceiros disciplinados e responsáveis com as entregas é imprescindível para evitar a reprovação e garantir a nota 100 no projeto.
Quais são os tipos de TCC?
Existem diversos tipos de TCC, sendo os principais a monografia, o artigo e o projeto experimental. Ou seja, nem todos os trabalhos seguem um modelo específico. Nesse caso, a instituição de ensino dá opção de escolha aos alunos ou determina qual devem seguir.
A seguir, entenda as diferenças de cada um!
Monografia
A monografia é o tipo de TCC mais básico e muito utilizado pelas instituições e alunos. Nesse modelo, o estudante desenvolve um material que é aprofundado em cima de uma hipótese levantada. Ao final, ele apresenta suas conclusões acerca da pesquisa.
Artigo de opinião
O artigo acadêmico ou de opinião é um trabalho que apresenta um resultado mais resumido. Portanto, o seu desenvolvimento é semelhante ao da monografia, sendo feito por meio de uma intensa pesquisa.
Projeto experimental
Os projetos experimentais se relacionam à entrega de atividades práticas e são muito comuns em cursos como Jornalismo, Design Gráfico, Fotografia, Arquitetura e Urbanismo e Cinema. Alguns exemplos de materiais práticos apresentados em TCC são documentários e revistas.
Entretanto, não se engane, achando que essa é uma opção mais simples. Isso porque alguns cursos solicitam a entrega de material teórico junto ao experimento.
Como fazer um TCC?
Para fazer um TCC, é preciso seguir um passo a passo. Confira!
1º passo: escolha um tema que você conheça
O primeiro passo é a escolha do tema, que deve ser feita de maneira bastante consciente. O assunto precisa se relacionar às áreas de conhecimento da graduação para conectar com a trajetória acadêmica do estudante. Ou seja, não faz sentido um aluno do curso de Administração escolher um tema sobre cirurgia plástica.
2º passo: defina o seu orientador
Com o tema do TCC em mãos, o graduando deve procurar um orientador acadêmico, que costuma ser um professor do curso. Ele guiará o aluno de forma que o planejamento se encaixe no prazo proposto pela instituição. Em alguns casos, o orientador pode sugerir a realização de um cronograma de tarefas.
A orientação serve para que o estudante tenha um norte sobre o desenvolvimento de objetivos, hipóteses e, principalmente, sobre a escolha metodológica do projeto. Vale lembrar que o orientador engajado com o tema favorece o desenvolvimento de um TCC de qualidade.
3º passo: faça a sua pesquisa e estruture o trabalho
O próximo passo é a busca por conteúdos que se relacionem ao tema e à respectiva leitura desses materiais. Vale destacar que é importante fazer as leituras para se ter muitas informações sobre o assunto escolhido.
Algumas plataformas de pesquisa científica podem ser bastante úteis nesse processo, como o Google Acadêmico, o SciELO e o Portal de Periódicos da Capes. Neles, você encontra artigos e dissertações sobre várias temáticas que podem ser úteis para o seu TCC.
4º passo: desenvolva os argumentos
Agora, é só partir para a escrita. É importante considerar que os cursos estabelecem regras de formatação, sendo mais comum utilizarem as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Para não arriscar ser penalizado, siga corretamente a formatação proposta pela instituição. Lembre-se: todo cuidado é pouco!
5º passo: apresente o seu trabalho
A apresentação do TCC faz parte do passo a passo de como fazer um Trabalho de Conclusão de Curso. Esta etapa é feita para uma banca avaliadora que é composta por professores, orientador e, em alguns casos, um convidado.
Por meio da apresentação, os integrantes da banca avaliam o domínio do assunto por parte do aluno. O tempo máximo varia entre 10 e 20 minutos, dependendo da instituição.
Agora que você já conhece os principais passos para fazer um TCC, não dê bobeira! Se organize, comece a pensar em temas de seu interesse e pesquise todos os detalhes fornecidos pela sua instituição. Afinal de contas, o término da graduação não precisa ser um sofrimento.