O jornalista é um profissional que tem o papel de reportar informações de interesse público. Além disso, é o representante da população para cobrar os poderes públicos e privados a cumprirem com suas responsabilidades. Dessa forma, o Dia do Jornalista é uma forma de celebrar essa profissão e ressaltar a importância dos profissionais para a sociedade.
Devido à grande relevância social do jornalista, a classe tem uma data comemorativa para reafirmar o valor da profissão. Pensando nisso, selecionamos diversas curiosidades sobre o Dia do Jornalista e detalhes sobre a carreira. Siga com a gente e descubra!
Quando se comemora o Dia do Jornalista?
O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931, para homenagear o médico e jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
Qual a origem da data?
O Dia do Jornalista foi instituído em homenagem a Líbero Badaró que, baseado em ideais libertários, tornou-se um oposicionista ao império de Dom Pedro I.
Idealizador do jornal Observatório Constitucional, Badaró defendia a liberdade de imprensa e denunciava os abusos de poder do monarca. Isso lhe garantiu vários inimigos políticos que, no dia 22 de novembro de 1830, assassinaram o jornalista.
Diante da fatalidade, instaurou-se uma revolta liderada por populares e políticos contrários à repressão de Dom Pedro I.
O movimento popular intensificado após o assassinato do jornalista motivou Dom Pedro I a abdicar do trono em 7 de abril de 1831. Assim, passou a coroa para o seu filho Dom Pedro II, que tinha apenas 14 anos.
Cem anos depois, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) definiu o dia 7 de abril como o Dia do Jornalista, data que também celebra a criação da associação em 1908.
Qual é a importância do jornalista?
A figura do jornalista é fundamental nas sociedades democráticas, uma vez que é ele quem noticia os fatos, prezando pelo compromisso social e ético. Para isso, o profissional apura, investiga e comunica informações úteis para as pessoas.
A importância da atuação jornalística pôde ser vista recentemente no Brasil, durante a pandemia da Covid-19, que motivou a criação do Consórcio de Veículos de Imprensa. Ele foi fundado em junho de 2020 por uma parceria entre g1, Estadão, Folha de São Paulo, UOL, O Globo e Extra. Seu objetivo era garantir a transparência dos dados sobre o coronavírus no país.
A junção entre os principais veículos de comunicação do Brasil noticiava informações fundamentais para o acompanhamento da doença no país. Por exemplo, dados sobre a vacinação, óbitos e casos ativos da Covid-19.
Outro exemplo clássico que mostra a relevância do jornalismo é o Caso Watergate. Foi um escândalo político que culminou na renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, nos Estados Unidos.
No início da década de 1970, os jornalistas do The Washington Post, Carl Bernstein e Bob Woodward, investigaram uma invasão ao escritório do Partido Democrata. Na época, descobriram o envolvimento do presidente dos EUA em um esquema de espionagem.
O caso ficou conhecido como um dos maiores escândalos políticos da história dos Estados Unidos. Tudo isso, graças à ação dos dois jornalistas.
Depois desses exemplos, não restam dúvidas que os jornalistas são muito importantes para a sociedade.
O que os jornalistas devem comemorar no dia 7 de abril?
O dia 7 de abril é uma maneira de lembrar à população a importância do jornalismo. Sem ele, as pessoas estariam à mercê de sistemas de governo pautados em censura e corrupção. Além disso, o Dia do Jornalista deve ser visto como uma homenagem a Líbero Badaró e outros tantos que fizeram história na luta pelos direitos sociais.
Entre eles, o jornalista inglês Dom Phillips, assassinado na Amazônia em 2022 – na companhia do indigenista Bruno Araújo Pereira, que também foi morto.
4 curiosidades sobre a profissão
1. O jornalismo surgiu na Roma Antiga
O jornalismo surgiu na Roma Antiga, quando o imperador romano Júlio César criou a Acta Diurna, possivelmente o primeiro jornal do mundo. Por volta de 69 a.C, Júlio César disponibilizava uma publicação oficial do governo a fim de comunicar notícias à população.
2. O jornalista é uma figura pública
O jornalista se torna uma figura pública quando vincula seu nome e imagem à notícia. Não só o repórter ou o apresentador estão sujeitos ao público, mas também todos os outros profissionais da área.
3. As fake news (notícias falsas) surgiram antes da internet
As notícias falsas já existiam antes da internet. O caso mais emblemático foi protagonizado pela rádio CBS, dos Estados Unidos. Em 1938, o programa de rádio simulou uma invasão extraterrestre com base na dramatização do livro de ficção científica “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells.
A CBS utilizou o conteúdo do livro para comunicar que marcianos haviam chegado em naves extraterrestres à cidade de Grovers Mill, no estado de Nova Jersey. O caso gerou pânico na população estadunidense.
4. O jornalista precisa entender um pouco de tudo
O jornalista é um verdadeiro multifuncional. Isso porque ele precisa entender um pouco de tudo. Ou seja, é necessário ter boa escrita, dominar ferramentas de edição de imagens e vídeos, criar conteúdos para redes sociais, entre outras funções.
Para isso, o jornalista precisa administrar bem o seu tempo, pois a carga de trabalho é intensa. Além disso, um profissional de excelência precisa estar de olho em tudo que acontece no mundo.
5 fatos sobre o curso de jornalismo:
- o curso de jornalismo tem duração mínima de 4 anos;
- a área de atuação do profissional formado em Jornalismo é ampla, podendo optar pelo jornalismo esportivo, jornalismo investigativo, jornalismo científico, entre outros;
- no Brasil, não é obrigatório ter diploma para atuar como jornalista. No entanto, ele é um diferencial competitivo no mercado de trabalho;
- as mensalidades do curso de Jornalismo podem custar de 400 a mais de 1.500 reais. Os valores variam conforme a localização e a faculdade pretendida;
- as instituições públicas de ensino disponibilizam processos seletivos para quem deseja ingressar em um curso superior gratuito de Jornalismo. No geral, elas avaliam a nota do Enem e utilizam o SiSU para selecionar os candidatos.
Agora, você já conhece algumas curiosidades sobre o Dia do Jornalista e as características da profissão. Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, outras pessoas conhecerão a importância do jornalista para a sociedade.