Você já ouviu falar na sigla Enade? Então, ele é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e o seu objetivo é avaliar o rendimento dos alunos que estão perto de concluir o curso superior.
O Enade começou a ser aplicado pelo Inep desde 2004 e além de avaliar os conhecimentos dos alunos, ele também é responsável por avaliar os cursos de graduação.
Afinal, quando você está saindo do ensino médio e precisa escolher a instituição certa para iniciar sua vida acadêmica, com certeza vai buscar saber qual é a melhor e a que transmite mais confiança no ensino.
Já para você que está concluindo a sua graduação, se mantenha atento, pois você precisará fazer a prova em algum momento. Porém, fique tranquilo!
Para que você não caia de paraquedas e dê de cara com o compromisso de fazer esse exame sem saber nada sobre, este conteúdo vai te passar as principais informações sobre Enade, além de te mostrar o real benefício que ele pode trazer para os universitários.
O que é Enade?
Enade é uma ferramenta para avaliar os cursos superiores do sistema federal de ensino superior.
Além disso, as universidades privadas que oferecem bolsas com os programas PROUNI e FIES, por exemplo, precisam de um bom resultado no Enade para continuar podendo proporcionar aos estudantes essas oportunidades.
Quem precisa fazer o Enade?
A prova é destinada aos estudantes que estão finalizando o curso de graduação, seja no mesmo ano ou até julho do ano posterior à edição atual do Enade. Neste caso, o aluno deverá ter cumprido acima de 80% da carga horária mínima para poder fazer a prova.
Apesar disso, existe uma exceção para os alunos que estão se formando Tecnologia, pois eles podem fazer a prova com uma expectativa de finalizar o curso até dezembro do ano atual ou quando concluírem 75% da carga horária mínima do curso.
A única forma de não fazer esse exame é:
- Se você não está se formando em um curso que não foi selecionado naquele ano de aplicação de prova
- Se você tem a sua colação de grau no último dia de retificação das inscrições para o exame
- Se você estiver oficialmente matriculado em um curso oferecido por uma universidade estrangeira no dia da prova.
Como funciona o Enade?
Como você pôde ver por aqui, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil.
Ele é aplicado todo ano aos estudantes que estão concluindo cursos de graduação, visando avaliar o desempenho dos alunos e a qualidade dos cursos superiores.
Além disso, o Exame é composto por uma prova com questões objetivas e discursivas, que abordam conteúdos específicos da área de conhecimento do curso selecionado para aquele ano de prova.
Outra coisa interessante é que os estudantes também respondem a um questionário socioeconômico.
No geral, os resultados são utilizados para calcular o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que servem como indicadores de qualidade das instituições de ensino superior no país. A participação dos estudantes no ENADE é obrigatória e condição para a emissão do diploma de graduação!
Então, não pode dar mole e perder essa prova!
Qual o benefício para o estudante de fazer o Enade?
O principal benefício do Enade para o estudante é a oportunidade de avaliar o próprio desempenho acadêmico, além de contribuir para a melhoria da qualidade do curso e da instituição de ensino superior.
Além disso, o resultado do Enade pode ser utilizado como um indicador do nível de conhecimento adquirido ao longo da graduação, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e na preparação para o mercado de trabalho.
Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do blog para sempre se manter informado sobre o mundo acadêmico!