Ter um cantinho do estudo apropriado, além de conforto, permite se desligar das distrações e aumentar o poder de concentração. Veja algumas dicas para montar o espaço perfeito!
Quem estuda e tem o objetivo de se destacar no curso, sabe que somente a sala de aula não é suficiente para absorver tanto conteúdo. Logo, a solução é ter um cantinho de estudo em casa para complementar ou repassar o que foi estudado.
Sem contar que, no período de provas e apresentação de trabalhos, tudo o que se deseja é ter um espaço que permita se concentrar nas matérias. Por isso, não dá para estudar onde todos assistem TV ou estão conversando sobre assuntos aleatórios.
Que tal ter um cantinho de estudo com a sua cara? Neste post, você vai entender por que é tão importante criar um lugar adequado e contar com nossas 6 dicas de como montar esse espaço!
Por que criar um cantinho de estudo?
Ter um cantinho de estudos personalizado e livre de distrações faz total diferença no rendimento e no resultado do estudante. Com ele, você pode definir um cronograma para a semana inteira, em horários variados, pois ninguém ocupará o espaço naquele momento.
Fora que por lá você pode deixar todos os livros e materiais complementares para quando precisar fazer uma consulta ou incluir no roteiro.
Vale destacar que os estudos exigem um máximo de concentração, especialmente quando se trata da graduação, que é um curso longo com diversas matérias. Portanto, ter um cantinho de estudo é fundamental.
Quais são as vantagens de criar um cantinho para estudo?
A criação de um espaço só para os estudos torna o ambiente diferenciado de outros cômodos da casa, gerando várias vantagens.
1. Motiva a estudar
Ter um espaço próprio estimula a dedicação maior no tempo separado para os estudos.
2. Evita interferências externas
Com um cantinho de estudos, os moradores da casa saberão que você não deve ser interrompido e ter a atenção desviada.
3. Proporciona um ambiente personalizado
O espaço é montado somente com o que é preciso para garantir boas horas de estudo, desde os móveis até os objetos de decoração.
4. Aumenta a produtividade
O silêncio e a privacidade aumentam o nível de concentração e, por consequência, o aproveitamento do estudo que leva a uma maior produtividade.
5. Oferece flexibilidade de horário
Com o cantinho de estudo você não vai precisar pedir licença, caso alguém queira usar o mesmo espaço. Dessa forma, pode definir o cronograma de horários conforme o que faz mais sentido na sua rotina.
Como criar um cantinho de estudos em casa?
Confira 6 dicas para criar um cantinho de estudos em casa!
1. Escolha os móveis
A escolha de uma mesa ou bancada em conjunto com uma cadeira confortável é o que vai fazer você passar horas no cantinho estudando e não se sentir entediado. Apesar de ser um trabalho da mente, o corpo precisa de ergonomia adequada para não gerar um desgaste físico.
Pode ser que você passe horas estudando e se lembrará desta dica quando estiver sentado naquela cadeira com encosto. Da mesma forma, a mesa com suporte adequado para os braços e cotovelos, evitando consequências devido aos esforços repetitivos.
2. Organize o ambiente
Identifique sua forma de aprendizado, considerando o tipo de memória que, em geral, é visual, auditiva ou sinestésica. Ter blocos de anotações, um som com bluetooth ou até mesmo um quadro branco, é recomendável para variar as formas de absorção do conteúdo. Use prateleiras para guardar objetos e livros que não estão em uso, mas que fazem parte da rotina de estudo.
Você pode escrever, resolver questões lógicas ou ouvir podcasts, tudo em um mesmo ambiente. Porém, evite se distrair, trazendo para o ambiente itens diferentes do que é preciso para se dedicar aos estudos.
3. Cuide da iluminação
Nada pior do que uma iluminação ruim e cansativa para quem precisa passar horas lendo no cantinho do estudo. Um ambiente iluminado é essencial para ter rendimento. Portanto, se possível, durante o dia, priorize a luz natural e, se for estudar à noite, cuide para ser luz branca e fria, que estimula a atenção.
Dependendo do tamanho do espaço, você pode usar luminárias de mesa, sempre com o cuidado de iluminar de modo que não deixe sombras que enganem as vistas.
4. Libere espaço
De modo geral, seu cantinho do estudo só precisa de uma mesa ou bancada e de uma cadeira, nada mais que isso. Levar outros móveis como poltrona, sofá, puff ou colchão para esse ambiente ocupa espaço. Além disso, cedo ou tarde, levará à distração e vontade de descansar uns minutos, podendo se transformar em todo o tempo do cronograma.
5. Reduza as distrações
O celular é o inimigo número um da rotina produtiva de estudo, assim como a caixa de som ou parar para dar atenção a um parente da casa. Quando se recolher no cantinho do estudo, avise a todos que não deseja ser interrompido. Se possível, deixe o celular desligado ou guardado em outro cômodo nesse período.
6. Tenha cuidado com as cores
Considere a psicologia das cores para decorar o cantinho do estudo, desde as paredes até os móveis e objetos de decoração. As cores influenciam o cérebro, a mente e os sentimentos. Por isso, priorize o que estimula a concentração e memorização de informações.
Dessa forma, considere os seguintes significados:
- azul – estimula a produtividade;
- verde – aumenta a sensação de equilíbrio e vitalidade;
- branco – amplia o espaço e favorece a sensação de tranquilidade;
- cinza – neutralidade que pode ser combinada com cores quentes;
- amarelo – aumenta a energia e pode causar agitação;
- vermelho – aumenta a disposição, mas deve ser usada discretamente.
O cantinho de estudo ideal é aquele em que você se sente bem e com vontade de ficar por mais tempo concentrado nas atividades. Reserve um tempo para planejar o espaço usando as dicas que trouxemos e, certamente, você perceberá excelentes resultados no seu desenvolvimento acadêmico.
Gostou do post? Que tal deixar um comentário contando sobre a sua experiência em um ambiente de estudo em casa e se já usou alguma dessas dicas?