Se tornar um assistente social pode não ser uma tarefa fácil, mas, ao mesmo tempo, é extremamente gratificante! Afinal, essa profissão tem o foco de melhorar a qualidade de vida da população.
Sabemos que a desigualdade no Brasil é um grande problema e por isso, prestar assistência às famílias é algo excepcional, que faz a diferença.
Imagina ser um profissional que combate as injustiças e garante que a sociedade tenha acesso aos seus direitos? É incrível, não acha?!
Portanto, se você quer fazer mais pelas pessoas, exercendo um papel tão importante quanto o de assistente social, continue com a gente e descubra tudo o que você precisa saber antes de iniciar a faculdade!
Preparados? Então, boa leitura!
O que é Serviço Social?
O Serviço Social é a profissão que oferece suporte e defende os direitos das pessoas que estão em uma situação mais vulnerável.
O profissional dessa área trabalha com o foco de solucionar problemas sociais e fazer com que a população tenha acesso a recursos e serviços que atendam às suas necessidades.
Portanto, entendemos que o assistente social é um especialista importante para a sociedade como um todo, pois cria, analisa e executa programas em diversos setores visando trazer uma vida menos desafiadora para as pessoas socialmente vulneráveis.
Quais são as vantagens de fazer faculdade de Serviço Social?
Se você tem o sonho de desenvolver trabalhos capazes de promover a justiça social, garantir que os direitos humanos sejam respeitados e auxiliar para termos uma sociedade mais igualitária, com certeza o curso de Serviço Social é perfeito!
Além disso, os assistentes sociais são capacitados para lidar com diversas situações de conflito de uma maneira mais humanizada, transparecendo empatia e confiança.
Uma das principais vantagens dessa profissão, com certeza é a gratificação de auxiliar as pessoas a terem seus direitos garantidos, uma qualidade de vida apropriada e a criação de projetos sociais que fazem a diferença.
Quais são as principais atribuições de quem se forma no curso?
O papel do assistente social na comunidade é muito importante, pois ele garante a aplicação dos direitos sociais das pessoas.
Entre as suas principais atribuições podemos destacar:
- Elaboração dos pareceres sociais;
- Assessoria e consultoria em instituições de públicas e privadas;
- Estudos e pesquisas voltados para a realidade social;
- Planejamento, execução e coordenação de projetos sociais;
- Análise, diagnóstico e exposição de políticas sociais.
Quais são as principais áreas de atuação?
Conheça a seguir as principais áreas de atuação que os profissionais formados em Serviços Social podem trabalhar!
Escolas
Quando você se forma em Serviço Social e gosta da área da educação, pode encontrar diversas oportunidades de trabalho em instituições de ensino particulares. Com isso, você cuidará dos programas de financiamento, bolsas de estudo e até mesmo as cotas.
Além disso, o assistente social pode acompanhar o desenvolvimento de projetos sociais e sugerir melhorias para a seleção dos estudantes que estão aptos a ganhar os benefícios.
Ah e tem uma coisa super legal! Dentro de faculdades privadas, esse profissional pode auxiliar na criação de programas capazes de integrar as pessoas mais necessitadas, gerando vagas, atividades de conscientização e suporte aos alunos.
Hospitais, clínicas e postos de saúde
Outras oportunidades de trabalho interessantes para os assistentes sociais são em hospitais, clínicas e postos de saúde, atuando como interlocutor entre os sistemas de saúde, profissionais e pacientes, esclarecendo processos hospitalares.
Além disso, é esse profissional que facilita o acesso às informações, criando programas educativos e incentivando a participação da comunidade dentro do ambiente hospitalar.
Instituições ensino de pesquisa
O assistente social também pode trabalhar com os alunos, professores e famílias, identificando e abordando problemas sociais que possam afetar o desempenho dos estudantes.
Além disso, eles desenvolvem programas de prevenção contra o bullying, suporte psicossocial, acompanham casos de vulnerabilidade e realizam estudos para melhorar a qualidade de ensino.
Conselhos
A atuação do assistente social nos Conselhos Tutelares tem o objetivo de acompanhar os limites e as possibilidades para efetivar as decisões dos conselhos.
A partir daí, eles dão uma atenção especial às crianças e seus familiares, media conflitos, garante os direitos e planeja atividades para o controle social.
Dessa forma, tornam-se fundamentais para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes e promover uma infância marcada pela qualidade de vida e segurança.
Onde fazer essa graduação?
Tem coisa melhor do que contar com uma graduação EaD de qualidade e ainda por cima estudar onde e como quiser? Na UNIFAEL isso é mais do que possível!
Deixamos à sua disposição um corpo docente altamente qualificado, aulas focadas no mercado de trabalho e tutores pedagógicos para tirar suas dúvidas e te auxiliar na organização dos estudos.
Dessa forma, te entregamos uma formação completa e com diversas ferramentas tecnológicas para tornar os seus mais dinâmico e personalizado.
Então, não perca essa chance e conheça o nosso curso de graduação em Serviço Social! Estamos prontos para te guiar até a sua carreira de sucesso!