Hoje em dia, novas profissões surgem a todo momento e as oportunidades do mercado estão se tornando cada vez mais abrangentes. O assistente virtual é o profissional capaz de exercer uma série de atividades de maneira remota.
Dependendo do que a empresa precisa, o assistente virtual lida com funções voltadas para diferentes setores do mercado, como gestão de redes sociais, trabalhos administrativos e financeiros, por exemplo.
Portanto, se você está pensando em se tornar um excelente assistente virtual, chegou ao lugar certo, vamos te contar tudo o que precisa saber para trabalhar na área! Vamos nessa?
O que é assistente virtual?
Assistentes virtuais são profissionais autônomos que oferecem uma ampla gama de serviços administrativos, de marketing e de suporte a clientes remotamente.
Além disso, eles têm a vantagem de conseguir se responsabilizar por diversas demandas, a liberdade de controlar os seus horários e ainda por cima a chance de atender diversos clientes ao mesmo tempo, tornando seu salário mais rentável.
Como funciona essa profissão?
A rotina de um assistente virtual funciona com base em tarefas voltadas para as áreas administrativa, financeira, marketing digital, assistência pessoal, atendimento, dentre muitas outras.
Além disso, esses profissionais têm entre suas principais funções:
- Transcrição de documentos
- Atendimento de clientes
- Suporte
- Envio de e-mails
- Gerenciamento de Planilhas
- Vendas
- Marketing Digital
Qual a importância de um assistente virtual?
Os assistentes virtuais são excelentes profissionais para auxiliar as empresas a economizar tempo e dinheiro.
Esses trabalhadores acabam reduzindo a necessidade dos negócios terem diversos atendentes para realizar tarefas comuns do dia a dia empresarial.
Dessa forma, os assistentes virtuais são capazes de lidar com grande número de demandas e dar suporte sem a necessidade de contratar outros funcionários.
Quem pode trabalhar como assistente virtual?
Com um computador, uma conexão estável e as habilidades certas, qualquer pessoa pode iniciar uma carreira como assistente virtual.
No entanto, o sucesso nessa profissão exige muito mais do que apenas equipamentos. Investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, aprimorando suas habilidades hard e soft skills, é essencial para construir uma carreira sólida e de longo prazo.
O que fazer para ser assistente virtual?
Confira a seguir 5 dicas incríveis para se tornar uma assistente virtual de sucesso!
Invista em uma formação
Investir em uma formação é extremamente importante para que você consiga ampliar seus conhecimentos e se preparar para os desafios do mercado de trabalho.
Um assistente virtual deve ser comunicativo, atender bem seus clientes, ter noções básicas de informática, além de fazer cursos técnicos e graduações que aprimorem suas habilidades na área.
Se especialize no setor que deseja trabalhar
Se você quer trabalhar na área administrativa, contábil, tecnológica ou qualquer outro setor, é preciso ser um especialista, não é mesmo? Sendo assim, investir em uma pós-graduação ou MBA pode alavancar sua carreira.
Ah e não podemos esquecer dos cursos livres como gestão e marketing, por exemplo, cuja certificação conseguirá aumentar o seu destaque e fazer com que você tenha um currículo competitivo.
Seja um profissional multidisciplinar
Os profissionais multidisciplinares têm um conhecimento voltado para diversos segmentos e a capacidade de trabalhar bem em todos eles.
Além disso, eles acompanham as tendências do mercado, conhecem a empresa, sabem analisar seus concorrentes e se mantém pronto para qualquer desafio do dia a dia.
Por isso, se você é uma pessoa capaz de receber uma porção de novas informações e passa por diversas situações diferentes, pode ser que, como assistente virtual, consiga pegar tudo aquilo que sabe e transformar em novas habilidades essenciais para a rotina empresarial.
Melhore a sua comunicação
Sabemos que as habilidades técnicas são muito importantes, mas ter habilidades interpessoais têm se tornado cada vez mais indispensáveis atualmente.
Como assistente virtual, a comunicação com os clientes e o entendimento de suas expectativas faz com que o profissional mantenha um fluxo de trabalho mais tranquilo e ainda consiga ser empático, breve e assertivo na hora de resolver problemas.
Seja uma pessoa organizada
Saber priorizar tarefas também é algo de extrema importância para um assistente virtual, pois você consegue ter um senso de urgência eficaz e benéfico ao longo do dia a dia no mercado.
Afinal, você terá contato com diversos clientes e tarefas a seguir, fazendo com que a organização seja a peça chave para mostrar sua proatividade e iniciativa na hora das entregas.
Dessa forma, um bom profissional da área consegue antecipar os problemas e trazer soluções inteligentes para resolvê-los.
Como conseguir emprego na área?
Bom, você já sabe que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mesmo tendo um excelente currículo, com habilidades aprimoradas e experiências comprovadas, não é mesmo?
Portanto, uma das maneiras mais eficazes de promover os seus serviços e buscar oportunidades que vão de encontro às suas expectativas, são as plataformas digitais como LinkedIn, Facebook, Instagram, dentre outras.
Assim você consegue criar uma presença profissional online que destaque suas habilidades, experiências e até mesmo os serviços que oferece.
Ah e não podemos esquecer que as mídias sociais permitem que você se conecte com outros profissionais da área e clientes também.
Portanto, se ser um assistente virtual de sucesso está entre os seus objetivos, que tal começar a sua carreira com uma graduação de qualidade na UNIFAEL?
Na nossa instituição te entregamos tudo o que você precisa para uma formação completa e com o foco nos desafios do mercado!