O administrador é uma peça fundamental na engrenagem do meio corporativo. É esse profissional que fica a cargo da tomada de decisões e da condução de estratégias, permitindo a concretização das atividades empresariais.
Pensando nisso, relacionamos alguns detalhes sobre a profissão de administrador. Aqui, você descobrirá características sobre a área de atuação, as funções, a rotina e o mercado de trabalho para o profissional de Administração. Boa leitura!
O que faz um administrador?
O administrador é a pessoa responsável pela gestão de uma empresa pública ou privada. Cabe a esse profissional ter noções de planejamento, liderança, organização e domínio das estruturas empresariais.
Ele está envolvido no planejamento de metas e objetivos, além das ações fundamentais para a sua concretização. Além disso, o administrador lida com as questões financeiras e com o recurso mais valioso de uma empresa, que são as pessoas.
Quais são as características de um administrador?
Um administrador de sucesso deve ter características como empatia, liderança, boa argumentação e espírito empreendedor. Também é interessante que o profissional saiba delegar funções, solucionar conflitos e tenha habilidades de trabalho em equipe.
Como é a rotina de um administrador?
Em níveis estratégicos, o profissional da Administração trabalha em cargos de chefia e diretoria, pensando em ações estratégicas para aplicar na empresa. Já no nível tático, o administrador coloca em prática as ideias pensadas pelo estrategista. Nesse cargo, é importante que o profissional tenha habilidades de criação e inovação.
O nível operacional fica a cargo de executar todas as ações elaboradas pelos outros níveis, trabalhando diretamente com os colaboradores. Por isso, o administrador precisa ser um bom líder e saber trabalhar em equipe.
Como é o mercado de trabalho para o administrador?
No geral, o administrador não passa grandes dificuldades para encontrar uma vaga de emprego. Isso porque a pluralidade do mercado é gigantesca, gerando várias oportunidades para a carreira.
Pessoas formadas em Administração podem atuar em muitos setores e a remuneração varia conforme o cargo, a empresa, o nível de experiência, entre outros fatores. Em média, o salário de um administrador que atua no Brasil é de R$ 4.450,88 em uma jornada de 42 horas semanais.
Além disso, à medida que o administrador se especializa em determinada área, mais chances ele terá de alavancar a carreira profissional e garantir uma boa vaga de emprego. Para isso, é necessário buscar uma formação complementar, como especialização, pós-graduação, cursos, palestras, workshops etc.
Portanto, pode-se considerar que o mercado de trabalho para o administrador é muito bom. Além disso, é bastante estável. Afinal, esses profissionais são necessários às empresas em tempos de crise e de alta no mercado.
Em que áreas o administrador pode atuar?
O profissional formado em Administração pode trabalhar em diversos setores. Entre eles, financeiro, Recursos Humanos, logística e marketing.
A seguir, confira detalhes sobre essas áreas de atuação do administrador.
Administração Financeira
Essa área de atuação é uma das mais tradicionais e bastante visada pelos administradores. Nesse cargo, o profissional é responsável pelas finanças da empresa, utilizando os conhecimentos técnicos aprendidos durante a graduação.
É o administrador quem controla o orçamento da empresa, considerando pagamentos, impostos e demais responsabilidades.
Recursos Humanos
O setor de Recursos Humanos é imprescindível para qualquer empresa, pois gerencia todo o capital humano e procura beneficiar os colaboradores e a organização. Nesse caso, a função do administrador está relacionada ao aumento da produtividade e ao bom funcionamento da empresa.
O profissional de RH é encarregado dos processos de recrutamento, admissão, treinamento profissional e estruturação dos planos de carreira. Além disso, ele pode interferir na hierarquia empresarial desde que seja para beneficiar a cultura organizacional e seus colaboradores.
Logística
A logística atua desde a aquisição de matéria-prima até a conversão do produto e a respectiva venda. Esse setor trabalha com a produção, o estoque, o gerenciamento do transporte e as entregas.
O administrador é responsável por gerenciar o fluxo produtivo, analisando formas de aprimorar os processos e alcançar o melhor custo-benefício.
Marketing
O marketing estabelece um relacionamento entre empresa e seus potenciais clientes, em busca do fortalecimento da marca. Nesse cargo, o administrador deve utilizar estratégias para atrair o público-alvo e mostrar o diferencial do negócio, seja ele um produto, seja um serviço.
Entre as atividades do marketing, estão:
- sugerir melhorias processuais para a empresa;
- definir personas e público-alvo;
- realizar pesquisas de mercado;
- criar estratégias de relacionamento com o público.
Como se tornar um administrador?
Para se tornar um administrador, além do curso técnico ou superior em Administração, você deve investir em habilidades e competências relacionadas à área. Um bom profissional precisa saber trabalhar em equipe, liderar, organizar e comunicar suas intenções para a empresa.
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre a carreira de um administrador, avalie suas preferências e veja se esse é o caminho ideal para você. Pontos positivos não faltam, não é mesmo?
Se você gostou deste artigo, confira também o nosso conteúdo sobre o curso de Administração da UNIFAEL.