Ficar ansioso e estressado só de pensar na época de provas da faculdade é completamente normal! É possível que, durante uma graduação, você acabe se acostumando com os testes e exames constantes, mas no início, essa não é uma tarefa fácil.
Apesar da vida corrida de um universitário, conseguimos formular uma lista incrível com 8 dicas valiosas para que você consiga se preparar para as provas da faculdade sem perrengues.
Continue com a gente até o fim e entenda como assimilar o conteúdo estudado e arrasar nas provas! Você está preparado? Então, vamos nessa!
Como criar uma rotina de estudos para provas?
É preciso que os estudantes tenham disciplina e constância para manter uma boa rotina de estudos, incluindo alimentação saudável e atividades físicas ao longo da semana.
A partir daí, comece organizando suas matérias e defina aquelas que têm maior dificuldade para aprender. Logo em seguida, monte um cronograma dando maior atenção a essas disciplinas, mas sem se esquecer das outras.
Dessa forma, você pode começar a estudar mais sobre aquilo que aprendeu no dia anterior, buscar técnicas de aprendizado na internet e ir testando para saber o que melhor se encaixa com o seu estilo.
Como se preparar para provas?
Em primeiro lugar, é importante entender que manter uma rotina de estudos é extremamente importante!
Quando você tem um roteiro de estudos e pratica um pouco todos os dias, garante que os conteúdos não fiquem acumulados e se mantenha mais tranquilo no período de provas.
Além disso, confira as dicas a seguir e entenda como elas vão te auxiliar na hora dos seus estudos!
Faça revisões
Revisar o conteúdo estudado pode ser uma das etapas mais importantes de qualquer rotina de estudos! Portanto, seria interessante montar uma lista de tudo que você precisa revisar antes de qualquer coisa.
Além disso, prepare um cronograma até o dia das provas, garantindo que todos os assuntos sejam vistos devagar. Dessa forma, você consegue assimilar melhor os conteúdos e se mantém seguro de que tudo foi estudado tranquilamente e com atenção.
Pratique com provas antigas e simulados
Com o avanço da internet, independente da sua área de estudo, é possível encontrar simulados ou questões que te façam testar os seus conhecimentos antes da época de provas.
Outra coisa super legal são as inteligências artificiais, como a Pruvo.AI e a Exametric, por exemplo, que além de te entregar resumos e explicações sobre os temas da prova, consegue criar perguntas personalizadas para garantir que você assimilou o conteúdo estudado.
Sendo assim, você pode identificar os seus pontos fortes e fracos, praticando aquilo que você já sabe e dando mais atenção às suas dúvidas. Ah e não deixe para fazer isso uma semana antes da prova, afinal é super importante levar os seus questionamentos para o professor, não é mesmo?
Dê tempo para sua mente absorver a informação
Não adianta nada deixar para estudar os conteúdos na semana que antecede as provas, pois você ficará com a mente lotada de informações e isso pode te sobrecarregar.
É muito importante que você tenha em mãos um cronograma de estudos que te permita ler mais sobre os assuntos, revisar, fazer questões e até mesmo resumos com pelo menos um mês de antecedência.
Você consegue dar tempo para a sua mente absorver o que foi aprendido de uma maneira mais tranquila e dinâmica, tendo espaço para manter a calma durante a prova e garantindo que não deixou nenhum tema de lado.
Molde os estudos conforme a matéria da prova
Bom, moldar os seus estudos segundo a matéria da sua prova pode parecer um pouco óbvio demais, mas é algo que você precisa colocar na cabeça.
Não fique com medo de fazer perguntas em voz alta, explicar o conteúdo para alunos invisíveis enquanto estiver estudando ou até mesmo espalhar post its com palavras-chave pelo seu quarto e ir detalhando os assuntos em ordem aleatória.
O importante aqui é que você consiga organizar os seus conhecimentos de modo a se manter calmo antes e durante as suas provas.
Escreva à mão o que foi estudado
O Professor Pierluigi Piazzi dizia “Estudo não é uma questão de quantidade, mas de qualidade. Você não deve estudar mais, deve estudar melhor.” Mas, o que isso significa?
Ir para a faculdade e assistir às aulas é super importante para entender a matéria, mas estudar sozinho faz com que você aprenda tudo aquilo que precisa.
Afinal, você estará lendo, escrevendo os principais pontos, fazendo resumos e definindo as palavras que irão trazer o conhecimento de volta à sua mente.
Dessa forma, é importante entender que você deve anotar o que está estudando e fazer questões sobre os assuntos. Afinal, esse conhecimento deve ficar gravado na sua memória e a prática com questões escritas pode te preparar para qualquer situação!
Qual é o melhor horário para estudar?
Antes de tudo, é importante ressaltar que especialistas afirmam que entender o ciclo circadiano é fundamental para criar um cantinho de estudos ideal.
Eles também ressaltam que o melhor horário para estudar é na fase, até 8 horas após acordar, porque o corpo está em alerta máximo, produzindo altos níveis de dopamina, adrenalina e cortisol.
Qual a importância desse processo?
Quando ouvimos nossos pais dizer que ninguém tira o conhecimento que adquirimos ao longo da vida, é a mais pura verdade. Afinal, é dessa forma que conhecemos histórias, culturas e traçamos os nossos principais objetivos.
Conforme evoluímos na vida acadêmica aprendemos a planejar um futuro, uma carreira de sucesso, uma vida financeira mais estável, dentre outras coisas extremamente importantes para se ter uma qualidade de vida.
Além disso, quando nos tornamos especialistas em algo, conseguimos nos destacar no mercado de trabalho e conseguir oportunidades melhores, mais rentáveis e ainda podemos ganhar reconhecimento por aquilo que fazemos bem.
Gostou desse conteúdo? Então, não perca a chance de conferir outros artigos importantes e continue acompanhando o nosso blog para se manter informado sobre o mundo acadêmico!