A gamificação na educação é uma estratégia cujo objetivo é tornar o processo de aprendizagem mais divertido e estimulante. Com base na aplicação de conceitos e técnicas de jogos, as atividades pedagógicas contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e melhoram o desempenho acadêmico.
Neste artigo, serão apresentadas as principais informações sobre o tema, abordando o que é gamificação e a sua importância como método lúdico de aprendizado. Além disso, serão fornecidas dicas práticas de como implementar a técnica no ambiente escolar. Boa leitura!
O que é gamificação na educação?
A gamificação na educação é uma metodologia que utiliza estratégias e elementos de jogos para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem permite criar tarefas mais envolventes, a fim de aumentar o interesse dos estudantes e melhorar o desempenho escolar.
Por que é tão importante a gamificação na educação?
Quando falamos em metodologia ativa de aprendizagem, a gamificação ocupa o topo do ranking. Afinal, além de potencializar o aprendizado, ela consegue auxiliar no desenvolvimento de competências socioemocionais e na manutenção do foco nos estudos.
Isso acontece porque a gamificação incita a competitividade, a socialização e a busca por recompensa. Como resultado, o interesse e a participação dos estudantes em sala de aula – e fora dela – tendem a aumentar.
Essa tendência pode ser observada no crescente interesse por aplicativos de estudos. Eles utilizam elementos de jogos para tornar a experiência de aprendizagem mais interativa e atrativa.
Quais os benefícios da gamificação na educação?
A seguir, apresentamos alguns dos principais benefícios da gamificação na educação:
- recupera o interesse e a motivação dos alunos em relação ao aprendizado;
- cria dinâmicas lúdicas para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente;
- favorece a interação social e a participação dos alunos em sala de aula;
- auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
- aprimora o desempenho acadêmico dos estudantes;
- estimula a colaboração entre os colegas;
- incentiva a criatividade e a autonomia;
- promove o diálogo e a troca de ideias.
Como aplicar a gamificação no ambiente escolar?
Para incorporar a gamificação na educação de forma efetiva, é necessário personalizá-la conforme o conteúdo, a faixa etária e as disciplinas dos alunos. É importante ressaltar que essa técnica pode ser aplicada em diferentes níveis educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior.
Há diversas maneiras de implementar a gamificação no ambiente escolar. As principais delas envolvem jogos educativos, plataformas de aprendizado, gamificação de atividades em sala de aula e recompensas.
Na educação infantil, por exemplo, isso é feito por meio de dinâmicas de storytelling, caça ao tesouro, jogos de tabuleiro, missões e jogos digitais que estimulam o raciocínio lógico-matemático, uma oportunidade diferenciada para os alunos de Pedagogia aplicarem, por exemplo.
Ferramentas que podem ajudar na gamificação no ambiente escolar
Existem algumas ferramentas que podem ajudar a promover a gamificação em sala de aula. A seguir separamos as principais para você conhecer!
Kahoot!
O Kahoot! é uma plataforma de gamificação educacional amplamente utilizada em instituições de ensino. Seus jogos de aprendizagem, chamados de “Kahoots”, são testes de múltipla escolha que promovem a revisão de conceitos e a avaliação do conhecimento dos alunos. O acesso ao Kahoot! deve ser feito via navegador ou pelo aplicativo da plataforma.
Enem Game
O Enem Game foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a UNESCO. O intuito é auxiliar os estudantes durante o preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A plataforma apresenta jogos educacionais que ensinam habilidades requeridas na prova, tais como raciocínio lógico, pensamento crítico, interpretação de texto e atualidades. Os jogos são divididos conforme as áreas do conhecimento do Enem, que são: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Com o passar dos anos, a plataforma vem sendo aprimorada para oferecer materiais, simulados e jogos cada vez mais criativos e interessantes.
Matific
O Matific é voltado ao ensino de Matemática para alunos do ensino fundamental. Seu objetivo consiste em transformar o aprendizado da disciplina em uma experiência divertida, envolvente e interativa.
Com essa finalidade, a plataforma fornece jogos e atividades matemáticas que ensinam desde adição simples até geometria e álgebra. São disponibilizados, ainda, recursos adicionais como relatórios de progresso, atividades offline e planos de aula.
Tudo isso é pensado para ajudar os professores a acompanhar o progresso dos alunos e personalizar o ensino para cada um deles.
Minecraft Education Edition
Lançado em 2016 pela Microsoft, o Minecraft Education Edition é uma versão educacional do jogo de sobrevivência Minecraft. Sua utilização em sala de aula tem se popularizado mundialmente, sendo bastante adotado por educadores de diferentes áreas de ensino.
Com base em uma experiência imersiva, os alunos trabalham juntos em projetos, percorrem ambientes virtuais personalizados e resolvem desafios de História, Literatura, Matemática e outras matérias.
Scratch
O Scratch é um ambiente de programação projetado para usuários de todas as idades e níveis de escolaridade. Ele oferece recursos para aprender conceitos básicos de programação – variáveis, condicionais e funções, por exemplo.
No Scratch, estão dispostos vários recursos, incluindo gráficos, sons pré-carregados, tutoriais e projetos prontos para uso. Os usuários têm permissão, inclusive, para compartilhar suas criações no site oficial do Scratch e interagir com outros membros da comunidade.
Quizizz
O Quizizz é uma ferramenta que ajuda estudantes a se prepararem para avaliações a partir do envolvimento com questionários interativos e competitivos. Muito utilizado em salas de aula, os professores criam jogos de perguntas e respostas para avaliar o conhecimento de seus alunos.
Além disso, o Quizizz viabiliza o aprendizado autônomo, permitindo que os participantes estudem no seu próprio ritmo e horário, seja em dispositivos pessoais ou remotamente.
Agora que você já sabe a importância da gamificação na educação, é fundamental traçar estratégias que possam otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, deve-se considerar o seu público-alvo e os recursos que podem ser mais efetivos para alcançá-lo.
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