Livros de persuasão são uma das formas mais eficazes de desenvolver a habilidade de influenciar e conquistar pessoas. Algumas pessoas já nascem com uma pré-disposição para serem persuasivas e influenciar os outros ao seu redor. Mas, como nem todos possuem essa habilidade nata, podemos lançar mão de algumas estratégias para aprimorar esse talento.
Uma delas é se aprofundar em obras que tratam do tema e que fornecem uma visão geral ou aprofundada sobre o assunto.
Preparamos uma lista com alguns livros que vão ajudar a aflorar a sua persuasão e influência. Acompanhe a leitura!
Por que ler livros de persuasão?
Ler livros de persuasão é fundamental para compreender os mecanismos que estão por trás da influência, da comunicação eficaz e da liderança. Esse tipo de leitura aprofunda a forma como entendemos as interações sociais e mostra de que maneira elas moldam comportamentos e decisões.
Além disso, os livros de persuasão oferecem ferramentas práticas para desenvolver habilidades interpessoais mais refinadas, tornando o leitor mais preparado para convencer, negociar e inspirar pessoas em diferentes contextos da vida pessoal e profissional.
Confira 6 livros de persuasão e influência
A seguir listamos os 6 principais livros de persuasão e influência que te ajudarão a se aprofundar no tema. Confira!
As 48 Leis do Poder (Robert Greene)
Escrito pelo norte-americano Robert Greene, o livro As 48 Leis do Poder apresenta os pontos-chave, lições e ideias de como dominar pessoas, e para impedir que você seja dominado.
Assim como Maquiavel, Greene também acredita que os fins justificam os meios. Apesar de ser considerado por alguns mais maquiavélicos que o próprio Maquiavel, o autor se considera alguém realista.
Por se tratar de um livro com um conteúdo bastante interessante, iremos listar de forma resumida algumas das 48 leis do Poder apresentadas pelo autor:
- Nunca brilhe mais que seu mestre
- Nunca confie demais nos amigos e aprenda a usar seus inimigos
- Esconda as suas intenções
- Fale menos que o necessário
- Tudo depende da sua reputação. Proteja-a com a sua vida
- Atraia atenção a todo custo
- Faça com que as pessoas venham até você
- Deixe que os outros trabalhem para você, mas fiquem com os créditos
- Vença com ações, nunca com discussões
- Evite pessoas tristes e azaradas
Só por esses exemplos, podemos deduzir que se trata de um livro bastante controverso em relação a outros que tratam do mesmo tema. Por isso mesmo, vale a leitura.
Como Convencer Alguém em 90 Segundos (Nicholas Boothman)
O britânico Nicholas Boothman estudou por mais de duas décadas a Programação Neurolinguística e as formas como os seres humanos se conectam, se comunicam e colaboram entre si.
Através do livro de Boothman, é possível descobrir como é o processo de influenciar pessoas por meio de uma comunicação efetiva. Atualmente, é um dos livros mais vendidos sobre o assunto.
Apesar de não ser um livro profundo e não possuir embasamento científico que prove a eficácia do método de Boothman, a obra é de fácil leitura, sem termos técnicos que podem confundir o leitor iniciante. Nesse sentido, é uma ótima opção para aqueles que estão começando a estudar o assunto agora. Vale a pena conferir.
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)
O livro de Dale Carnegie foi publicado pela primeira vez na década de 1930. Durante os mais de oitenta anos que se passaram, a obra do escritor norte-americano vendeu milhões de cópias em todo o mundo. Apesar da época em que foi escrito, os ensinamentos da obra parecem mais atuais do que nunca.
Conforme o próprio autor, a leitura do livro deve ser feita com máxima atenção, inclusive mantendo por perto um lápis e um bloco de anotações durante a leitura para fazer anotações e marcar trechos importantes.
Através da leitura deste clássico, você irá aprender lições importantes sobre como aplicar estratégias de comunicação que te ajudarão a crescer profissionalmente e melhorar suas relações interpessoais. Até hoje, o livro continua marcando presença entre as listas de livros mais lidos do mundo.
O Príncipe (Nicolau Maquiavel)
Nicolau Maquiavel escreveu O Príncipe em 1513, mas o livro só foi publicado quase 20 anos depois, em 1532. Desde então, tornou-se um dos textos mais importantes sobre ensaios de política no mundo ocidental. O príncipe costuma ser uma obra bastante cobrada nas universidades, principalmente nos cursos de Direito, Filosofia e Sociologia.
O objetivo de Maquiavel ao escrever a obra era expor o seu conhecimento político prático para a família Médici, que estava no poder de Florença na época. O que ele queria era tentar reaver o cargo público que ocupava.
Os principais temas abordados no livro são: política, características de um príncipe, como governar e ética do político. O Príncipe é uma obra atemporal, embora tenha sido concebida em um contexto histórico totalmente diferente.
A obra continua dialogando com a sociedade até hoje, e é um dos melhores livros de persuasão e influência de todos os tempos.
Manual de Persuasão do FBI (Jack Schafer)
Jack Schafer foi um agente especial do FBI que se tornou especialista na análise do comportamento humano após anos de experiência como agente especial. Jack tinha bastante sucesso em seu trabalho interrogando suspeitos e, através de suas técnicas aplicadas nos interrogatórios, ele conseguia concluir se um interrogado estava mentindo ou falando a verdade.
No livro Manual de Persuasão do FBI você irá aprender as técnicas de análise comportamental sob a ótica de um especialista no assunto. É um livro bem interessante para pessoas de qualquer área.
Negocie Como se Sua Vida Dependesse Disso (Chris Voss)
O livro Negocie como se sua vida dependesse disso, do escritor norte-americano Chris Voss, é um livro sobre vendas que compartilha muitos ensinamentos para se dar bem na área comercial.
O autor foi agente do FBI por mais de 20 anos, e uma de suas funções era negociar a liberdade de reféns com sequestradores e terroristas. Chris atuou em situações realmente tensas. A sua clara habilidade e seu desempenho lhe renderam o Prêmio do Procurador-Geral por excelência em aplicação da lei e o Prêmio da Associação de Agentes do FBI por serviço distinto e exemplar.
Algumas das principais lições que você tirará da obra de Chris Voss são: ouça profundamente o cliente, utilize a técnica do espelhamento, antecipe objeções, mantenha o tom de voz calmo e claro, faça perguntas abertas e utilize vieses cognitivos a seu favor.
Trata-se de um livro obrigatório para aqueles profissionais que trabalham com vendas, pois se trata de um verdadeiro manual de como se dar bem na área comercial.
Como vimos, persuasão e influência podem ser ferramentas úteis para utilizarmos, principalmente no âmbito profissional. Leia os livros que indicamos acima e, em breve, você se tornará um especialista no assunto.
Aproveite e explore outros conteúdos do nosso blog para se preparar ainda mais!
Perguntas Frequentes
Como ler livros sem esquecer seu conteúdo?
Algumas dicas para fixar o conteúdo e não se esquecer do que foi lido são: leia um livro de cada vez, foque exclusivamente na leitura, faça resumos e mapas mentais para consultá-los sempre que achar necessário.
Quantos livros preciso ler por ano?
Não existe uma média ideal de quantos livros ler por ano. Isso vai depender do nível de dificuldade da leitura e da qualidade dos livros. O importante é fazer da leitura um hábito diário, sem se preocupar com números.