Os publicitários são profissionais muito requisitados no mercado de trabalho. Uma das razões para isso é o fato de eles terem a experiência necessária para fortalecer e vender a imagem das marcas. Por isso, nada mais merecido do que ter o Dia do Publicitário.
Neste artigo, trouxemos curiosidades a respeito da data, como seu surgimento e a sua importância para a categoria. Também não deixamos de fora os detalhes sobre a área de atuação do publicitário. Boa leitura!
Quando é comemorado o Dia do Publicitário?
No dia 1º de fevereiro é comemorado o Dia do Publicitário, profissional da comunicação que atua em diversos veículos como rádio, jornais, revistas, TV e, principalmente, portais digitais.
Os publicitários desempenham um papel essencial na comunicação entre empresas e consumidores. Eles utilizam sua criatividade e habilidades estratégicas para influenciar decisões de compra e fortalecer marcas no mercado.
A comemoração destaca a importância do marketing e da publicidade na economia e na sociedade, reconhecendo o trabalho inovador e impactante desses profissionais.
Como e quando surgiu o Dia do Publicitário?
O Dia do Publicitário surgiu por meio do Decreto nº 57.690 de 1966, que regulamenta a comemoração em 1º de fevereiro no Brasil. Na época, havia um enorme crescimento do mercado de agências no país. Esse avanço aconteceu por influência da popularização da TV no Brasil, que atingiu o seu auge na década de 1970.
A profissão de publicitário no Brasil foi instaurada em 18 de junho de 1965, por meio do Decreto nº 4.680. Em um primeiro momento, os jornalistas trabalhavam como publicitários. Devido à experiência profissional com textos, eles também ficavam a cargo de criar anúncios.
Diante disso, a regulamentação da profissão de publicitário permitiu separar as funções e reduzir a sobrecarga nas redações dos jornais.
Em quais áreas o publicitário pode atuar?
Vários estudantes têm interesse em seguir uma carreira na publicidade. Aliado a isso, a área vem crescendo bastante nos mais variados meios da comunicação. Por esse motivo, selecionamos algumas áreas que um publicitário pode atuar. Veja a seguir!
Social Media
No cargo de Social Media, o publicitário ficará responsável pela gestão dos perfis de empresas em redes sociais. Nessa função, cabe ao profissional criar e publicar conteúdos, além de manter um bom relacionamento com o público por meio de interações nas redes.
Embora pareça simples, o trabalho do Social Media envolve conhecimentos estratégicos, pesquisa e análise de mercado.
Mídia
As estratégias também são fundamentais para quem pretende atuar como profissional de mídia. Esse cargo assume a responsabilidade pela análise de veículos de comunicação apropriados para veicular campanhas.
Além disso, esse profissional é quem negocia os valores pela compra de espaço publicitário, seja na televisão, seja em rádios, revistas, sites etc.
Pesquisa de público
Para garantir o sucesso de uma campanha publicitária, a equipe deve conhecer profundamente o público e as personas da marca. Por isso, é necessário fazer pesquisas.
O objetivo da pesquisa é avaliar as necessidades do público-alvo com o intuito de descobrir como um produto ou serviço pode atendê-las. Além do publicitário, outros profissionais da comunicação podem atuar nesse ramo.
Marketing
O marketing tem uma visão geral da campanha publicitária, considerando questões relativas a preço, promoções e pontos de venda. Esse segmento precisa ter um vasto domínio de estratégias. Afinal, os profissionais são responsáveis por avaliar os canais de distribuição, a forma como as campanhas publicitárias são feitas e o público-alvo delas.
Atendimento
O setor de atendimento volta-se para as necessidades dos clientes, mas não só isso. Esse segmento também cria briefings, propõe projetos e levanta dados para a campanha. Sabendo disso, os funcionários precisam ter bastante inteligência emocional para lidar com a personalidade de cada cliente.
Criação
A área de criação, como o próprio nome indica, tem tudo a ver com a criatividade. É nesse setor que os formatos dos materiais são desenvolvidos, passando pelo briefing até a finalização das peças.
Geralmente, a equipe é composta por várias pessoas, como diretor de arte, redatores, social media e designer gráfico. Todos trabalham em prol de satisfazer as necessidades do cliente.
As oportunidades de emprego estão apenas em agências?
As oportunidades de emprego para publicitários não estão apenas em agências. Em grandes, médias ou pequenas empresas existem oportunidades para ocupar cargos de coordenador de comunicação, designer, analista de conteúdo, redator, entre outras funções.
O trabalho freelancer também é uma possibilidade. Para ser um profissional autônomo, você precisa estudar o mercado, desenvolver muito bem a sua marca pessoal e saber um pouco de cada uma das vertentes da publicidade.
Mas onde atuar? Pequenas empresas têm a prática de contratar freelancers, uma vez que os gastos são menores comparados à contratação de agências.
Fora que é possível se especializar em uma área, como design ou marketing. Assim, o seu serviço pode ser oferecido de forma terceirizada para agências ou empresas que tenham setores de comunicação e estejam à procura desse tipo de serviço.
A importância do Dia do Publicitário
A celebração do Dia do Publicitário reafirma o valor do trabalho desse profissional, que se torna cada dia mais importante para o mercado. É ele que cria campanhas, promove ideias, produtos, serviços, empresas e muito mais.
Agora você já sabe quando se comemora o Dia do Publicitário, além dos motivos por trás da escolha da data e alguns ramos de atuação da profissão. Conferiu também a importância desse profissional para as empresas.
Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quando se comemora o Dia do Publicitário e a história por trás da data!