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Inteligência emocional: conheça a importância dessa habilidade no mercado de trabalho!

Domine suas emoções e conquiste seus objetivos! Explore o fascinante mundo da inteligência emocional e descubra como essa habilidade crucial pode transformar sua vida pessoal e profissional.

Certamente, você já deve ter ouvido falar nas famosas soft skills. Elas são habilidades comportamentais muito apreciadas no mercado de trabalho. No ambiente corporativo, a inteligência emocional é uma soft skill bastante valorizada.

Ela diz respeito à capacidade de um indivíduo identificar e lidar com os seus próprios sentimentos e emoções — e com os dos outros.

Falando assim, parece fácil ter inteligência emocional, mas não é tão simples na prática! Fique com a gente e conheça os aspectos fundamentais para desenvolver essa habilidade tão importante para o contexto organizacional!

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é uma habilidade comportamental relacionada ao gerenciamento de sentimentos e emoções. É por meio dela que uma pessoa consegue guiar os seus pensamentos e ações.

Sabe aquele funcionário que está sob forte demanda e o resultado de seus esforços pode determinar o futuro dele na empresa? Se ele desenvolver inteligência emocional, certamente cumprirá as metas e garantirá a entrega do material, embora ansioso e deprimido. 

Em outras palavras, uma pessoa com inteligência emocional sabe gerenciar e agir efetivamente diante dos estados emocionais. Para aqueles que a desenvolvem, não existe espaço para situações mal resolvidas e desejos não ditos. Tudo pode ser conversado com o devido cuidado que a situação e os envolvidos nela merecem. 

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Os 5 pilares da inteligência emocional são: reconhecer as emoções, controlá-las, fortalecer a automotivação e desenvolver a empatia e as relações interpessoais.

1. Reconhecer as emoções

Saber identificar os sentimentos por meio de reações físicas e psicológicas — gestos, falas, expressões e outras ocorrências verbais e não verbais. 

2. Controlar as emoções

A autorregulação das emoções abre caminho para a resiliência e a eficiência na comunicação, que se torna clara e objetiva. 

3. Fortalecer a automotivação

Apesar das adversidades e tropeços da vida, manter a motivação é uma ótima estratégia para unir forças e ir em busca dos propósitos. 

4. Desenvolver a empatia

Potencializar a habilidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas dores e sofrimentos. Quando consideramos os sentimentos alheios, nos tornamos pessoas mais compreensivas. 

5. Desenvolver relações interpessoais

Trata da convivência em harmonia e a capacidade de unir forças para superar obstáculos. Uma equipe bem relacionada favorece o trabalho em grupo.

Quais são os benefícios da inteligência emocional?

Os benefícios de se ter inteligência emocional vão de melhorias nas relações interpessoais ao aumento da qualidade de vida. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Clareza na tomada de decisões

Emoções bem gerenciadas facilitam o raciocínio e a clareza no momento de tomar decisões e resolver problemas. 

Praticar o autoconhecimento

A inteligência emocional permite que o indivíduo conheça suas competências, suas capacidades e seus limites. Assim, fica mais fácil ter acesso a mecanismos para realizar o que deseja. 

Relações saudáveis no âmbito pessoal e profissional

Com a inteligência emocional, as situações difíceis já não parecem impossíveis de resolver. A comunicação efetiva entre as partes facilita a busca por soluções e mantém o clima agradável e equilibrado. 

Como desenvolver inteligência emocional no trabalho?

Se você ainda tem dificuldades para administrar as emoções e controlar o seu modo de agir, saiba que a inteligência emocional pode ser desenvolvida. Confira algumas dicas!

1. Observe o seu comportamento e as reações

O início da jornada rumo à inteligência emocional se dá pela observação do próprio comportamento e das reações diante de um fato. Quando alguma coisa legal ou desagradável acontecer, veja como você reage física ou mentalmente.

É fundamental investigar como as suas reações impactam outras pessoas e o próprio ambiente corporativo. Uma reação negativa a um comentário despretensioso pode ser o suficiente para azedar o clima e deixar tudo tenso. Identificar os gatilhos emocionais vai ajudar a evitar situações constrangedoras.

2. Controle as emoções

Embora o mercado de trabalho seja muito desafiador, não se deixe levar pelo impulso. Quando perceber que está agitado, tome um tempo para relaxar antes de agir. Assim que uma nova emoção for assimilada e a poeira baixar, decida pela melhor atitude. Isso vale principalmente para sentimentos de tristeza, indecisão, ansiedade e medo.

3. Invista em autoconhecimento e autoconfiança

Para alcançar níveis altos de inteligência emocional, você precisa ser consciente de si. Ou seja, você deve se conhecer bem e saber a sua essência. Desvende as suas forças e fraquezas, seus talentos e pontos a melhorar. Desse modo, você se torna mais confiante. Um funcionário que se conhece bem e confia no próprio trabalho, será dificilmente derrubado pelos desafios da rotina organizacional. 

4. Defina prioridades

Saiba o que deve ocupar o topo da lista de prioridades. Como a realidade das empresas muda o tempo inteiro, você deve separar o que é uma urgência do que pode ser feito em outro momento. Assim, evita uma ansiedade constante. Ainda que o dia a dia possa ser lotado de metas e prazos, nem tudo é para ontem!

5. Desenvolva a resiliência

Além da importância nas relações pessoais, a resiliência é vital no ambiente de trabalho. É um profissional resiliente aquele que consegue “segurar as pontas”, apesar das adversidades e da pressão vinda de todas as direções. Para ele, os impactos da rotina são meros infortúnios tirados de letra.

Além disso, a resiliência ajuda a manter a cabeça fria para encontrar soluções para os problemas cotidianos. 

Outras habilidades sociais indispensáveis para qualquer colaborador

Além da inteligência emocional, outras competências sociais estão na mira dos recrutadores e podem garantir um lugar de destaque no ambiente de trabalho:

  • iniciativa;
  • espírito de equipe;
  • gestão do tempo;
  • liderança;
  • pensamento analítico;
  • flexibilidade;
  • originalidade;
  • resiliência.

Agora, você já sabe tudo sobre inteligência emocional e como desenvolver essa soft skill. Portanto, você tem todos os ingredientes para mostrar profissionalismo e convicção dos seus propósitos. 

Lembre-se que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto a capacidade técnica. Afinal, não adianta dominar os termos técnicos, mas ser uma pessoa de péssima convivência. Por isso, aposte na inteligência emocional e abuse das boas maneiras. 

Outras dúvidas sobre inteligência emocional que podem ajudar

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