Você sabe o que é vestibular? É comum que os estudantes tenham dúvidas. Afinal, ele também é uma etapa muito importante para quem está em busca de boas colocações no mercado.
Por isso, nós selecionamos as principais questões sobre o tema. Aqui, nós vamos explicar como funciona o vestibular, quem pode fazer a prova, o que acontece se você reprovar e quais são as maiores vantagens de prestar o vestibular.
Além disso, tiramos algumas dúvidas adicionais para você realmente ficar por dentro de tudo sobre o vestibular. Então, fique com a gente e aprenda sobre o exame!
O que é o vestibular?
O vestibular é a principal forma de ingressar no nível superior da educação brasileira. Para isso, as instituições aplicam uma prova sobre as principais áreas do conhecimento no intuito de selecionar os estudantes aptos a cursarem a graduação.
Como funciona o vestibular?
O processo seletivo do vestibular envolve, principalmente, a aplicação de uma prova sobre conhecimentos gerais do conteúdo estudado no ensino médio. No entanto, o formato da avaliação, as etapas e a quantidade de questões podem variar conforme a instituição.
No geral, os vestibulares abordam:
- questões discursivas e de múltipla escolha sobre as principais áreas do conhecimento;
- atualidades;
- redação sobre um tema específico.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exemplo de vestibular que opera nesse formato. Entretanto, outros vestibulares são organizados seguindo as necessidades de cada instituição. Em alguns cursos, como Design Gráfico, Moda, Música e Dança, pode ser necessário realizar uma prova de habilidades específicas para entrar na disputa pela vaga.
Logo, o vestibular serve para selecionar novos estudantes para instituições de ensino público e particulares. Devido ao grande número de interessados, as instituições não conseguem comportar todos os estudantes. Por isso, o exame tem o objetivo de selecionar os mais preparados para ingressar no ensino superior.
Quem pode fazer o vestibular?
O vestibular pode ser feito por qualquer aluno que já tenha finalizado o ensino médio. Caso contrário, o estudante pode participar na condição de “treineiro” com fins de testar suas habilidades para futuras provas. Não há idade mínima ou máxima para fazer o vestibular.
Quais são as vantagens do vestibular?
Quando se fala em vantagens de fazer o vestibular, precisamos avaliar os seguintes tipos de vestibulares: tradicional, digital, agendado, seriado e a prova do ENEM.
Vestibular tradicional
É composto de uma prova realizada presencialmente com questões discursivas e de múltipla escolha. Essa modalidade é a mais comum no Brasil e está presente nos processos seletivos da maior parte das instituições brasileiras. A principal vantagem do vestibular tradicional é a liberdade de acesso ao estilo de prova ao qual o estudante se adapta melhor.
Vestibular digital
O vestibular digital pode ser realizado sem sair de casa, necessitando apenas do acesso à internet. As instruções são enviadas ao estudante, que terá um tempo estipulado para responder às questões no formato online. Essa escolha é vantajosa para quem tem dificuldades de acesso às provas realizadas presencialmente.
Vestibular agendado
Com o vestibular agendado, o estudante tem o direito de escolher um horário para realizar a prova conforme a disponibilidade da instituição. O formato do exame fica a cargo da faculdade. Essa modalidade é bastante favorável para os alunos que conciliam estudo e trabalho.
Vestibular seriado
Menos comum entre a comunidade acadêmica, o vestibular seriado é feito em três etapas, além da redação. As provas são aplicadas durante o ensino médio, ao fim de cada ano letivo. Embora pouco conhecido, o vestibular seriado é uma ótima estratégia de avaliação dos estudantes, porque o conteúdo do ano letivo ainda está fresco na memória.
Prova do ENEM
Ainda que o ENEM seja aplicado para avaliar a qualidade do ensino médio, várias instituições também utilizam as notas do exame para selecionar novos estudantes. No geral, a prova é realizada entre os meses de outubro e novembro e seus resultados são divulgados entre janeiro e fevereiro do ano seguinte.
Após a divulgação, o aluno deve acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para atribuir sua nota aos diversos cursos de instituições públicas de ensino superior. A nota adquirida no ENEM também pode ser aplicada ao processo seletivo de algumas faculdades privadas, aumentando as oportunidades do estudante.
Agora, você já sabe como o vestibular funciona, suas principais vantagens e as consequências da reprovação. Após se informar sobre as diversas características do exame, sugerimos que você crie uma rotina de estudos. Afinal, o conhecimento é o caminho para a classificação no vestibular.