O uso de uma ferramenta como o Business Intelligence permite a geração de informações que ajudam na tomada de decisão mais confiável.
A tecnologia avançou e, com isso, surgiram aplicações e ferramentas eficientes na geração de informações confiáveis. O Business Intelligence (BI) dá suporte ao tratamento e análise de dados coletados das mais diversas fontes.
Com a transformação digital, as empresas passaram a utilizar sistemas automatizados em seus processos, beneficiando o fluxo de trabalho das áreas. Com isso, as atividades produzem uma infinidade de dados que precisam passar por um filtro e, assim, qualificar a informação.
Quer saber o que é e como funciona o Business Intelligence? Então, continue lendo e veja os benefícios dessa ferramenta, além dos cursos que permitem desenvolver as aplicações do BI!
O que é Business Intelligence?
O Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é o conceito de uma aplicação que une teorias, processos e metodologias. A partir disso, coleta e transforma um volume elevado de dados em informações mais estruturadas e confiáveis.
Indicado para empresas e áreas que se baseiam em dados para tomar decisões, o BI tem um alto nível de eficiência. Departamentos que envolvem finanças, vendas, operações e promoção da marca se beneficiam desse conceito.
Como funciona o BI?
No passado, os empreendedores e gestores tomavam decisões a partir de acontecimentos, experiência, intuição e, até mesmo, achismo. Sem os recursos tecnológicos, os resultados se apresentavam em uma realidade analógica.
Já dentro da era digital, a tecnologia fornece recursos que permitem o uso de conceitos e aplicações como o Business Intelligence. Mais do que um simples conceito, o BI é uma estratégia de inteligência, capaz de extrair informações completas a partir de uma grande quantidade de dados.
O funcionamento do Business Intelligence se ampara em três importantes pilares, veja:
Coleta de dados
Nessa primeira etapa, os dados são coletados para análise, não importando de que forma foram gerados ou sua origem. Todos serão utilizados nesse momento, passando por um filtro para detectar os que podem ser mais proveitosos para o negócio na totalidade.
Entre objetivos e metas, é preciso considerar aspectos como:
- oportunidades e ameaças;
- pontos fortes e fracos;
- produtividade e competitividade;
- posicionamento da empresa no mercado.
Organização e análise
Com a ajuda da tecnologia, os dados coletados são transportados para um banco específico, que possibilita organizar, interpretar e analisar seus fundamentos. Dessa etapa, surgem as informações que serão apresentadas em diversos formatos como gráficos, relatórios ou planilhas eletrônicas.
Ação e monitoramento
As informações apresentadas precisam de monitoramento para entender se fazem mesmo sentido para o negócio. As decisões levam a ações e é fundamental acompanhar sua efetividade e se os resultados estão satisfatórios.
O BI é um conceito de urgência, considerando a frequência de mudança dos dados, a velocidade de entrada de novos elementos e a morosidade na apuração dos resultados. Sem o monitoramento, há um risco de as informações se tornarem ultrapassadas e desatualizadas, comprometendo a tomada de decisão.
Quais são os benefícios do Business Intelligence?
O Business Intelligence tem uma aplicação simples e um desempenho altamente eficaz, quando utilizado da forma correta. Ou seja, observando a necessidade de apurar os dados e monitorar as ações decorrentes das análises.
As decisões tomadas pelos gestores refletem nos setores e equipes, direcionando as atividades de maneira positiva ou negativa. Com as ferramentas certas e profissionais capacitados para desenvolver o BI, os benefícios são muitos.
1. Reduz de custos
Avaliação e visão mais completa do mercado, ajudando nas decisões que envolvem as oportunidades de investimentos e ganhos, bem como de gastos e perdas.
2. Aumenta a eficiência e a produtividade
O BI promove uma visão global dos processos, com os dados mostrando a performance e onde é possível aumentar os esforços e melhorar a produtividade.
3. Melhora o aproveitamento do capital humano
Os dados podem sugerir a realocação de uma mão de obra subaproveitada para áreas com maior potencial de resultados positivos.
4. Dá suporte à tomada de decisões
Com as análises, os dados se tornam informações palpáveis. Assim, traz para os gestores maior segurança para tomar decisões, seja para criação de estratégias, seja para lançamento de um produto ou aumento da equipe.
5. Melhora no desempenho de vendas
Ao identificar as ações que estão dando certo nas vendas, a tendência é que a gestão decida investir nas estratégias de marketing. Além disso, criar ações motivacionais para o time se sentir impulsionado a vender mais.
6. Apresenta oportunidades internas e externas
Os dados não mentem e, quando tratados para gerar informações, apresentam o negócio real. Dessa forma, mostram os pontos positivos e negativos, permitindo à gestão enxergar as oportunidades internas e externas.
7. Reduz os riscos
As aplicações do BI minimizam erros e, consequentemente, reduzem a margem de risco do negócio. Afinal, a gestão consegue lidar com os imprevistos e tomar decisões que levam a adoção de ações preventivas.
8. Aumenta a fidelização de clientes
Os dados gerados no atendimento permitem conhecer melhor o cliente, suas necessidades e comportamento. Dessa forma, ajuda a aprimorar o relacionamento e, assim, entregar uma experiência diferenciada e surpreendente.
9. Permite fazer análise em tempo real
Os dados são gerados diariamente. Logo, ter um profissional a postos para coletas frequentes oportuniza análises ágeis, mantendo a gestão um passo à frente nas decisões. Com isso, evita contratempos, problemas e, até mesmo, prejuízo.
Quais cursos fazer para desenvolver Business Intelligence?
O profissional de Business Intelligence pode ser graduado em Engenharia, Administração, Marketing, Ciência de Dados, Análise de Sistemas, Economia, Ciência da Comunicação, Estatística, Tecnólogo em Processos Gerenciais, entre outros cursos.
Portanto, o responsável pelo BI de uma empresa não precisa ter uma graduação específica em Tecnologia da Informação. São várias as possibilidades de formação, desde que exista uma afinidade com a tecnologia e com a análise e interpretação de dados.
Em uma era completamente digital, em que o uso de sistemas automatizados é imprescindível, o Business Intelligence é a cereja do bolo para empresas que querem destaque. Quanto maior for a fonte de dados para consulta e decisão, maiores serão as chances de alcançar a tão sonhada vantagem competitiva.
Gostou do post e se interessou em ser um profissional dessa área? Aproveite para conferir no site da UNIFAEL os cursos disponíveis nas modalidades presencial e EAD que habilitam para as atividades previstas no desenvolvimento do BI!